Vivemos em uma era repleta de estímulos e informações. Muitas vezes ficamos sobrecarregadas ao tentar lidar com tudo o que vem de fora. Talvez esses excessos dificultem o olhar para as nossas demandas internas, individuais.
Como voltar nossa atenção para dentro quando o que está fora parece ocupar todos os espaços? Existe algum lugar em que você se sinta mais confortável, capaz de aquietar sua mente, seu corpo, seu ser e focar a atenção em si mesma, no que te é mais importante?
A toca é um abrigo, um refúgio, um espaço dentro de cada uma de nós, onde podemos parar, silenciar, descobrir e escutar nossas próprias necessidades como ser humano que somos. Uma vez na toca, podemos perceber que o que vem de dentro também requer atenção e cuidado: nossas dores, amores, sintomas físicos e emocionais.
Na toca podemos nos aceitar, perceber nossas fragilidades, nossa vulnerabilidade, nossa finitude. E aprender a lidar com tudo isso.
O propósito da psicoterapia é justamente desenvolver esse olhar para dentro, promover o autoconhecimento, para que você possa intervir na sua realidade, respeitando seus sentimentos, emoções, sua forma de funcionar e de se relacionar com as pessoas e com a vida.
A escuta de uma boa profissional é essencial para que você reocupe sua toca, crie novos espaços internos, mude o que for necessário e tenha sempre em si abrigo, um local agradável de estar, para onde possa retornar quando quiser ou precisar.
Conte comigo para te ajudar a cuidar da sua toca.