Muitas vezes sentimos dores cujas origens nos são desconhecidas. Elas podem se manifestar como uma raiva intensa que, por vezes, é expressa de uma maneira que não gostaríamos, magoando quem nos é mais próximo; uma tristeza, uma angústia, uma dor, e às vezes encontra alívio em momentos de choro que parecem não ter fim. Ou um sentimento de vazio como se algo precisasse ser preenchido. Ou um sentimento de estar cheio em que a sensação é de que algo precisa sair. Ou peso demais. Ou perdas demais. Ou medos demais.
Tudo isso são nossas emoções existindo dentro de nós. Às vezes elas saem, por exemplo, num ataque de raiva, num choro compulsivo. Às vezes ficam dentro de nós fazendo pressão para sair. O fato é que precisam de atenção. Nossa vida se torna muito mais leve e mais fácil quando começamos a conhecer nossas emoções e nossa maneira de funcionar no mundo. Passamos a entender nossos limites e a nos proteger daquilo que nos faz mal e a vivenciar melhor o que nos faz bem. Vamos apendendo a lidar com o que sentimos. Vamos sentir as dores e vivenciá-las sempre que preciso.
Psicoterapeuta é o profissional que pode te ajudar nessa jornada de (re)conhecimento e autoconhecimento. Faz isso com uma escuta sensível, ativa e especializada, atenta e cuidadosa, com acolhimento, estando verdadeiramente disponível para te ouvir, livre de julgamentos e com total sigilo. Por meio do diálogo com intervenções pontuais, estimula sua reflexão e suas descobertas sobre si mesmo. É como um guia que te ajuda a chegar em você mesmo.
A psicoterapia é um processo que envolve disponibilidade, as sessões acontecem, em geral, com frequência semanal, de aproximadamente 50 minutos cada, em horário agendado. O atendimento é construído na relação entre psicoterapeuta e paciente, a duração do processo depende da demanda de cada um, do tempo interno de cada um.
Venha.
Ficou com alguma dúvida?
Continue lendo:
Quando conhecemos melhor sobre nós mesmos, o modo como nos relacionamos com as pessoas muda. Descubra como melhorar seus relacionamentos.
Do que é feita a vida senão de uma infinidade de perdas contínuas? Aprenda a lidar com o luto e as perdas que fazem parte da vida.