Quem nunca suou frio antes de um encontro importante? Quem nunca teve dor de barriga antes de se apresentar em público? A ansiedade é um estado emocional experimentado por todos nós em diferentes momentos ao longo da vida. Ou seja, todo mundo sente. É uma resposta natural do nosso organismo a situações estressantes.
Como saber então, quando a ansiedade passa a ser um problema? Se nossa resposta natural se torna desproporcional, gerando grande mal-estar, se interfere negativamente na nossa rotina ou se passa a ser persistente, temos um sinal de que algo não vai bem e pode já ser ou estar se transformando num grande problema.
Em geral, a ansiedade vai ganhando espaço lentamente sem nos darmos conta, chega disfarçada de preocupação ordinária, causa “apenas” um desconforto aqui, outro ali, um mal-estar, aparentemente passageiro. Por vezes temos dificuldade de associar nossos sintomas físicos as nossas emoções ou ao momento vivido. Por isso demoramos para procurar ajuda.
Vivemos numa era em que o contexto em que as pessoas vivem, ou seja, fatores externos a elas vêm contribuindo muito para a manifestação de quadros patológicos de ansiedade, além da neurobiologia individual.
Se você sente preocupação excessiva com algo que ainda está por vir, se tem inquietações que não te deixam dormir, sensações de agitação interna ou se tem a percepção de que suas sensações e reações estão desproporcionais ao fator que as desencadeou, procure auxílio. O acompanhamento psicológico te ajuda a desenvolver outros olhares e pode ser um forte aliado para ressignificar suas experiências, evitar que um transtorno de ansiedade se instale e te ajudar a descobrir e promover mudanças de vida desejadas.
Ficou com alguma dúvida?
Continue lendo:
Muitas vezes sentimos dores cujas origens nos são desconhecidas. Descubra como a psicoterapia pode ajudar no processo de autoconhecimento.
Por fora, ninguém vê, por dentro você sente. As feridas emocionais são invisíveis, mas existem e como causam dor!