Sabemos que o estresse é uma reação natural do nosso organismo diante de situações de perigo ou ameaça. Envolve um conjunto de reações biológicas e a descarga de inúmeras substâncias em nosso organismo quando entramos em contato com o agente estressor. É imediata a sensação de alerta que se instala. Essa reação natural costuma ser muito eficiente em diversas situações, porém, torna-se prejudicial quando entendemos como perigo ou ameaça episódios corriqueiros da vida, que muitas vezes são de fato uma ameaça. Quando isso acontece várias vezes ao longo de um dia ficamos exaustos. O organismo começa a manifestar sinais de que algo não vai bem.
Alguns desses sinais podem ser: cansaço sem ter feito esforço que você considere correspondente. Dores pelo corpo. Insônia e outras desordens do sono. Dificuldade de concentração. Sensação de peso. Má digestão ou outros problemas estomacais. Dores de cabeça frequentes. Crises de labirintite. Entre outros.
Uma maneira de olhar para si mesmo e descobrir mais a respeito do seu estresse é prestar atenção com que frequência e de que modo você alivia sua tensão. Será que você consome exageradamente séries de TV e/ou redes sociais? Faz uso de drogas lícitas ou ilícitas? Tem se distanciado de pessoas queridas por se sentir esgotado, cansado demais para estar com elas? Sente-se distante de si mesmo?
Como melhorar isso? Procure um profissional da psicologia. Juntos vamos observar e entender o que sua mente identifica como perigo e ameaça. A partir daí vamos verificar o que pode e o que você consegue e quer mudar: as situações cotidianas que te causam estresse, seu modo de reagir a esse tipo de situação ou ambas. Por meio do autoconhecimento será possível minimizar seu sofrimento, evitar novos prejuízos, e de modo geral melhorar sua vida.
Se você se sente um pouco assim, procure ajuda.
Ficou com alguma dúvida?
Continue lendo:
Muitas vezes sentimos dores cujas origens nos são desconhecidas. Descubra como a psicoterapia pode ajudar no processo de autoconhecimento.
Por fora, ninguém vê, por dentro você sente. As feridas emocionais são invisíveis, mas existem e como causam dor!