Quantas e quantas vezes queremos mudar algo em nossas vidas, mas não conseguimos? Podemos pensar em uma infinita variedade de mudanças: desde ir morar em outro país até mudar o corte de cabelo. O que será que nos impede? O que uma mudança envolve? Quantos argumentos criamos para justificar nossa escolha, seja mudar ou deixar tudo como está?
Às vezes somos obrigados a mudar, por exemplo quando um contrato de trabalho chega ao fim, quando sua companheira ou seu companheiro, rompe o relacionamento, ou seja, quando algo externo acontece e não há como continuar do mesmo jeito.
Outras vezes reunimos uma porção de motivos lógicos e coerentes para realizar uma mudança, mas nossas emoções freiam nossas ações e impedem que algo novo aconteça.
Outras vezes nossas emoções borbulham dentro de nós, pedindo uma ação, uma mudança, mas construímos uma muralha de argumentos para não fazer nada.
Toda mudança envolve abrir mão de algo, muitas vezes envolve trocar o certo pelo duvidoso. Envolve um mundo de incertezas. Envolve enfrentar a opinião alheia e os medos próprios e de quem está por perto.
Quando as mudanças são escolhidas, não impostas, podemos programar, calcular, planejar e realizar, tomando muitas precauções. Isto eleva nossa chance de sucesso e nos prepara para possíveis imprevistos ou desvios de rota.
E depois da mudança?
Precisamos nos adaptar ao novo, desde novos olhares e perguntas de conhecidos, no caso de um novo corte de cabelo; até casa diferente, idioma diferente, distância da família e dos amigos, no caso de uma mudança de país.
Somos seres capazes de nos adaptar a uma infinita gama de situações. Todo processo para se adaptar ao novo pode e, muitas vezes, deve ser acompanhado por um profissional da psicologia que está ali para acolher todas as angústias e alegrias envolvidas em processos de transição, de transformação de vida.
Mudanças não são fáceis, mas podem ser necessárias para nosso crescimento como pessoa. Novas experiências nos permitem ampliar horizontes, dar uma chance para transformar o que não vai bem, ou o que não serve mais, ou o que não faz mais sentido, em algo repleto de significados e que te conecta ao que é relevante para sua vida, importante para você naquele momento.
Se existe algo em você pedindo mudança ou se a realidade te impôs uma mudança, venha conversar. Há anos acompanho pessoas em processos de mudança de vida e carreira. Venha.
Ficou com alguma dúvida?
Continue lendo:
A ansiedade é um estado emocional experimentado por todos nós em diferentes momentos ao longo da vida. Saiba quando ela se torna um problema e como lidar com isso.
O estresse é uma reação natural do nosso organismo, mas pode se tornar prejudicial quando entendemos como perigo situações corriqueiras da vida